sábado, 6 de junho de 2009

The Funeral Album - Sentenced


Quanto tempo faz que não posto nesse blog... se bem que não faz falta para ninguém, já que ninguém o lê.

Resolvi postar hoje inspirado neste álbum fantástico que tenho ouvido incessantemente neste fim de semana frio de junho. The Funeral Album, da banda finlandesa Sentenced.


A idéia de criar este álbum surgiu quando os membros da banda decidiram que era hora de dar fim às atividades do Sentenced. Como sempre tiveram como opinião que bandas que acabam e voltam anos depois em reuniões desrespeitam os fãs e sua própria memória, decidiram que seria um fim definitivo. Um verdadeiro funeral.

Adotando esta temática sombria (que sempre fez parte da identidade da banda), lançaram este álbum no ano de 2005. Como abertura, a pesada May the Day Become de Day. Introdução de baixo, muitos harmônicos artificiais; uma música certeira. Em seguida, um dos destaques: Ever-Frost (clique no link para ver o clipe oficial).

Mais adiante uma música que remete aos tempos de Death Metal da banda, a curta instrumental Where Waters Fall Frozen, seguida de músicas que não deixam o nível do álbum cair. Destaque para Vengeance is Mine.

Por fim, as duas faixas que me fizeram idolatrar o álbum desde a primeira vez que eu ouvi. Karu, uma curta instrumental de violão seguida da última faixa do álbum, chamada End of the Road. Música perfeita, indefectível. Um verdadeiro epitáfio para esta banda.

Os membros do Sentenced sempre deixaram claro que não se reuniriam, mas mesmo assim os fãs sempre mantiveram uma esperança de que um dia a banda voltasse atrás. Essa esperança se desfez em fevereiro de 2009 quando Miika
Tenkula, guitarrista da banda, faleceu. Não foram divulgadas informações oficiais sobre sua morte, mas sabe-se que o mesmo sempre teve problemas sérios com alcoolismo, que teriam piorado com o fim da banda.

Aos órfãos da banda, resta conentar-se com o Poisonblack, banda que o vocalista Ville Laihiala montou e aonde canta e toca guitarra. Considero esta inferior ao Sentenced, mas lançou bons trabalhos. O primeiro contou com os vocais de Juha-Pekka Leppäluoto, vocalista da banda Charon. Diga-se de passagem, ambas as bandas, Sentenced e Charon, são oriundas da mesma cidade, Oulu.

Vale citar que a banda gravou um longo show de despedida em sua cidade natal e o lançou como CD/DVD, intitulado Buried Alive. Nada mais condizente com a situação da banda na época.


Órfão ou não desta banda, este álbum é recomendado para qualquer pessoa que diga gostar de um bom Heavy Metal.

Ouvindo: Consider Us Dead - Sentenced (nada mais justo que ouvir algo do próprio álbum enquanto escrevo sobre ele).

5 comentários:

  1. Tava demorandu hein..pouts vinha aki todo dia esperanu algo novo...

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu li, então não diga que ninguém lê :X

    ResponderExcluir
  3. Aí, eu li também po :x
    esse album é bom mesmo... como eu disse pra ti, só os bons morrem cedo ;)

    ResponderExcluir
  4. ah eu prefiro a May the Day Become de Day, os harmônicos do Miika aliás, os muitos são fodas de mais! fora que a melodia dela é contagiante...

    ResponderExcluir
  5. Eu tb li, então nem vem que ninguem lê!

    ResponderExcluir