sábado, 24 de janeiro de 2009

Along Came A Spider - Alice Cooper

Mais uma vez Alice Cooper presenteia o mundo com uma obra conceitual. Contando com participações de peso como Slash e Ozzy Osbourne (este tocando harmônica e creditado como J. Osbourne), o álbum foi muito bem recebido por fãs e críticos.


A História:
Along Came A Spider fala de um serial killer que se intitula “Spider”, e possui um desejo bizarro: formar uma espécie de “aranha humana”. Para tal, ele assassina mulheres e extrai uma perna de cada uma, enrolando seus corpos em seda. O problema está quando Spider se apaixona pela oitava vítima.


Prologue/I Know Where You Live
(Prólogo/Eu Sei Aonde Você Mora)

O álbum começa com uma narração feminina, falando do momento em que acham o diário de Spider.

"Nós encontramos o diário dele hoje. Ele o escreveu muito detalhado,
como ele planejou habilmente todos os assassinatos.
Como ele executou tão precisamente suas fantasias insanas.
Foi tudo tão perfeito, exceto por uma coisa...”

Em seguida a música começa. Spider detalha como ele se infiltra misteriosamente na vida de suas vítimas, revelando com detalhes seu modus operandi.

Eu gosto de observar do meu carro
Gosto de ter certeza que você não vai longe
Eu sei as horas que você dorme
Não aprovo a companhia que você tem

Enquanto você está no trabalho eu estou sozinho
Em seu quarto, em sua cama e você nunca saberá
Eu gosto de ir através das suas coisas
O toque, o cheiro, a alegria que isso traz

Eu sei onde você mora
Eu sei onde você se esconde
Eu sei o que te mantém viva
Eu sei onde você vai
Eu sei quem você conhece
Eu sei onde você está gastando suas noites

Para evitar transtorno, e mostrando certa ligação com suas vítimas, Spider elimina também homens com quem suas vítimas se relacionam. possíveis ameaças para seus planos.

Eu não gosto do cara de terno
Nem daquele punk de botas de combate
Você provavelmente não os verá de novo
Eu os mostrei um rápido mas doloroso fim

Calculista, Spider consegue até mesmo entrar no quarto da vítima e a observar enquanto dorme.

Eu quero saber o que você diz
Eu preciso ouvir as orações que você faz
Eu gosto de brincar com seu cabelo
Quando você dorme e você sonha e ninguém está lá
(mas eu estou lá!)


Vengeance is Mine
(A Vingança é Minha)

A letra, seguindo agora uma ordem cronológica, remete para a internação de Spider em um manicômio, aonde tentam a todo custo tirarem de sua mente suas obsessões assassinas. Spider vê tudo aquilo como uma tortura.

Eles odiaram cada parte minha
Esperaram que eu esquecesse
Eles tentaram tanto me enterrar
Mas eu sobrevivi todas as vezes

Convicto de cada crime
Silenciosamente fazendo hora
Mas quando eu sair daqui
Eu quero deixar isso claro

A vingança é minha
A vingança é minha, minha, minha
Perdoar é divino
Mas a vingança é minha, minha, minha

Eles torturaram cada polegada minha
Então esperaram que eu esquecesse
Eles acharam que acabariam comigo
Mas eu me salvei todas as vezes

Punam-me todos os dias
Mas eu nunca romperei
Agüentem firme pra todos os seus medos
Porquê quando eu sair daqui

A vingança é minha


Ele deixa claro que quando sair do manicômio, colocará em prática seus planos insanos.

Wake the Dead
(Acorde o Morto)

Como já demonstrado na primeira faixa, Spider não vê problemas em eliminar as pessoas de seu caminho, caso elas ameacem atrapalhar seus planos

Quantos mais vão cruzar meu caminho?
Quantos mais precisam morrer?
Eu nunca me admiro de onde eles vêm
Eu nunca me admiro porquê
Você não sabe que está se passando dentro de mim
Você não quer saber o que está passando pela minha mente, yea yeah yeah
(Doente... Doente...)

Novamente Spider fala da abordagem sobre as vítimas, e o fato de não diferenciar as mulheres

Você acorda todas as manhãs achando que está tudo bem
Mas se por acaso você andar em meu caminho você provavelmente vai selar seu destino
Me dê uma ruiva, me dê uma morena, mande uma loira pra mim
Quando eu relaxo eu sou cego para as cores, elas são todas a mesma pra mim
(Doente... Doente...)

Aperte minha mão, acorde o morto
Aperte minha mão, acorde o morto
Corra por sua vida, melhor você correr por sua vida
Corra por sua vida, você tem que correr por sua vida


Catch Me If You Can
(Me Pegue Se Você Puder)

Como outros serial killers, Spider zomba da polícia e de todos que querem lhe capturar. Ele continua matando, e não é capturado devido a sua precisão.

Ela não foi a primeira, e ele não será meu último
Minha fome e minha sede, meu futuro brilhante e meu passado feio
Todos eles estarão aqui comigo, até que minha teia esteja tecida
Minha bênção e minha maldição, não haverá descanso até que meu trabalho esteja feito

Pegue-me, pegue-me se puder
Pegue-me, pegue-me quando puder
Eu não posso me controlar

Você não faz a menor idéia do que vem por aí
O que eu vou fazer, certamente clássico em seu efeito
Qual membro eu vou escolher, qual será serrado ao meio
Qual perna você perderia para um Psicopata Aracnofóbico


(In Touch With) Your Feminine Side
([Em Contato com] Seu Lado Feminino)

Spider caça mais uma vítima. Ela percebe estar sendo perseguida pelo psicopata, e tenta fugir. Spider é implacável.

Você tem gravado na sua face
Você tem algum susto no seu cabelo
Você tem um balançado no seu andar
E um rebolado no seu escorregar

Pare de correr
Pare de se esconder
Só quero entrar em contato com seu lado feminino

Você parece tão legal, você parece tão doce
Vamos baby, vamos lá baby
É o seu mundo, mas é a minha rua
Vamos baby, vamos lá baby

Você tem estrelas nas suas cicatrizes
Você tem surpresa em seus olhos
Você colocou um bocado de comida na noite
Você tem algum pecado na sua pele

Pare de correr
Pare de se esconder
Só quero entrar em contato com seu lado feminino


Killed By Love
(Morto Pelo Amor)

Spider dá a entender que sente um certo laço afetivo pela vítima que acabara de matar. Sua beleza lhe encanta.

Onde eu vi aqueles olhos?
Por que eu sinto seu calor?
Como eu sei seu nome?
Quando nos conhecemos?
Você apenas passou por mim?
Quando eu senti o seu aroma?
Eu te segui lá de trás
Em todo lugar que você foi

O trecho a seguir faz parte do modus operandi de Spider, enrolar os corpos cujas pernas já foram extraídas em seda.

Você deveria ser embrulhada em seda
Você
deveria ser banhada em branco
Você
deveria ser embrulhada em seda
Eu
farei aquele sonho se realizar esta noite
Sim, esta noite
Sim, esta noite
Sim, esta noite
Esta noite é a noite


I’m Hungry
(Eu Estou Faminto)


Tão logo Spider dá cabo da última vítima, ele procura sair novamente. Note que no trecho “eu tenho uma cabeça cheia de faces” ele dá a entender que suas mudanças de humor fazem com que ele relute algumas vezes em seguir o plano, mas pouco tempo depois já está pronto para voltar a matar.

Eu tenho uma cabeça cheia de faces, um coração cheio de dor
Eu tenho algumas idéias malignas alimentando meu cérebro
Eu tenho uma noite que promete, uma cidade cheia de presas
Parece que tudo está andando do meu jeito

Eu tenho um olho para as belezas e uma boca cheia de encanto
Eu tenho uma língua gotejando veneno tatuada no meu braço

Dê-me, Dê-me, Dê-me, Dê-me algo pra comer
Dê-me, Dê-me, Dê-me, Dê-me algo tão doce
Dê-me, Dê-me, Dê-me, Dê-me algo pra mastigar
Algo macio e suave... que tal você?


The One That Got Away
(Aquela Que Escapou)

Contrariando as expectativas, Spider se depara com um problema. Uma das presas que ele escolhera acaba atraindo sua atenção, e este se apaixona por ela.

Parece que você se ajustaria no porta-malas do meu carro
Eu dificilmente te deixarei viver, eu dificilmente irei muito longe
Eu poderia te agasalhar e te levar pra casa
Estaríamos completamente sozinhos

Ou eu deveria te deixar ser aquela que escapou
Sabia que isso aconteceria mas não sabia que seria hoje
Todas as vozes em minha cabeça sempre parecem insanas
Aquela que escapou, escapou, escapou, escapou

Matenha isso baixo, não fale, eu tenho que pensar
Eu poderia te deixar andar, eu poderia alimentar o esgoto
Eu poderia te triturar e desaparecer
Como se você nunca estivesse aqui

Em um trecho engraçado, Spider simula consigo mesmo uma abordagem na moça, algo como uma tentativa de cantada frustrada.

Spider: "Oi, eu estava pensando se você poderia me ajudar. Um... minhas mãos
estão cheias, você poderia apenas me ajudar a abrir a porta da minha van?"
Vítima: "Oh me desculpe, veja, eu acabei de quebrar minha unha e não posso nem mesmo segurar minhas chaves... eu... tenho que ir... psicopata idiota"


Salvation
(Salvação)

Pela primeira vez desde que começara sua onda de crimes, Spider se depara com o dilema de estar certo ou errado no que faz.

E se eu estiver errado?
Eu estive enganado desde o início
E se eu estiver errado?

O que eu tenho feito?
Eu gastei minha vida apenas por diversão?
O que eu tenho feito?

O que eu fiz?
Eu fiz o que vozes me disseram pra fazer
O que eu fiz?

Pra onde eu vou?
Eu vou descer através do fogo lá embaixo?
Pra onde eu vou?

Alguma chance de salvação?
Alguma chance pra mim?
Alguma chance de salvação para a Eternidade?
Alguma chance de salvação?
Alguém morreu por mim
Lavado em sangue ele se importou o suficiente pra ter piedade de mim

Note que ele deixa claro durante o álbum, e particularmente nesta música, que ele têm consciência de que não é normal. Ele cita as “vozes em sua cabeça” culpando-as por influenciá-lo a fazer o que faz.

Porquê eu devo me importar?
O que está errado comigo? Meu ódio se foi
Porquê eu devo me importar?

Quando eu mudei?
O que está diferente agora? Isso é muito estranho
Quando eu mudei?


I Am the Spider/Epilogue
(Eu Sou A Aranha/Epílogo)

Spider acaba chegando á conclusão de que sua alma não tem salvação, e acaba livrando-se dos pensamentos piedosos, concluindo seu trabalho.

Eu sou a aranha
Eu sou a aranha
Eu sou a aranha
Eu sou a aranha

Eu nasci pra isso (?)
Não algo para se esforçar
Não algo para nem mesmo admirar
A não ser que fosse... Está feito com o mais grandioso dos gostos
Convicção e perícia
Eu sou a aranha

Ao longo veio uma Aranha
Rastejou ao lado dela
Teceu sua teia no interior dela lá no fundo
Minhas trevas a guiarão

Eu sou a aranha
Eu sou a aranha
Eu sou a aranha
Eu sou a aranha


Epílogo:
Spider está preso novamente em sua cela no manicômio. Spider fala com sua aranha de estimação Steven (estranhamente, o mesmo nome do personagem de outros álbuns de Alice Cooper, como The Last Temptation), e conta sobre como acharam seu diário e todos os corpos.

Spider: "Bem, eles encontraram meu diário hoje. Eles ficaram apropriadamente
horrorizados na descoberta das oito vítimas. Eles agora estão juntando tudo.
Mulheres embrulhadas em seda com uma perna faltando. Oito pernas, um corpo, seda, aranha, esplêndido!"

Porém, o próprio personagem está confuso, já que parece perceber que esteve preso durante 28 anos naquela cela e não poderia ter feito todas aquelas coisas, que seriam delírios de sua mente perturbada.

"Nós estivemos nessa cela por 28 anos Steven. Nós não podíamos ter terminado todas aquelas coisas horríveis. Sim, eu sei. Eu sei o que você sempre diz. Você arma, você mata, você come. Isso é o que uma boa aranha faz. Você arma, você mata, você come.
Você arma, você mata, você come."


-----------------------

O final é de fato confuso, mas Alice Cooper quis assim. Em entrevista para a revista Roadie Crew, Alice respondeu, quando o entrevistador disse a Alice que achava que Spider era o Steven de “The Last Temptation”:

”Sim, eu também acho que ele seja! Eu fiquei tentando descobrir quem Steven é de fato, por muitas vezes tento analisar as minhas próprias letras. Tentei descobrir a verdadeira face dele porém preferi não saber, optei por deixar que se mostrasse e a audiência desvendasse isso. No final dessa história, o Spider fala com sua aranha de estimação e a chama de Steven. Ele diz que não poderiam ter feito isso por estarem naquela cela há vinte e oito anos, então você percebe que ele está falando com Steven. Seria Steven a consciência dele? Um espírito? Um demônio? O que ele é? Ele sempre aparece nos álbuns do Alice Cooper. Honestamente, não sei quem é o Steve, mas ele sempre aparece (risos).

No final das contas, Alice deixa em aberto a interpretação final, mas me soa claro que Steven na realidade é o próprio Spider, que conversa sozinho sobre os crimes que ele pensa que cometeu.

Sugestões de álbuns conceituais? Clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário