quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Streets: A Rock Opera - Savatage

Este foi o primeiro álbum conceitual do Savatage, e o subtítulo "A Rock Opera" é simplesmente perfeito para o álbum. Ele foi desenvolvido depois que Criss Oliva encontrou uma fita na mesa de Paul O'Neil (produtor e co-compositor da banda desde Hall of the Mountain King e principal compositor/idealizador do Trans-Siberian Orchestra), que continha idéias para uma Rock Ópera a ser apresentada na Broadway, que fora criada no final da década de 70. O resultado foi um álbum diferente de tudo o que a banda tinha feito até hoje. Um álbum que se foca nas baladas justamente pelo clima melancólico da história, mas que possui uma das perfórmances mais marcantes, senão a melhor performance da vida de Criss Oliva. Qualquer pessoa que se diga guitarrista tem que ouvir este álbum detalhadamente e prestar atenção nos detalhes.

A História:
Streets conta a história de Down Town Jesus (D.T. Jesus), um traficantezinho barato de Nova Iorque que consegue comprar uma guitarra e adquirir alguma fama, mas joga tudo pro alto por culpa de seu estilo de vida desregrado. Quando ele tenta se recuperar, tudo desmorona novamente.

Streets
(Ruas)

O álbum começa com Streets, uma narrativa em primeira pessoa de D.T. Jesus sobre a situação nas ruas de Nova Iorque e de quem mora nelas

Estas ruas
Brilham no escuro
Não durma
Olhos vermelhos fundos e acabados
Sonhe profundamente
Nos braços dela onde você está a salvo
Estas ruas
Nunca dormem e ainda nunca acordam


Jesus Saves
(Jesus Salva)

A música começa com um mendigo falando com transeuntes sobre a história de Down Town Jesus. Ele conta como D.T. Jesus aos poucos se tornava um astro.

Jesus era um falador
Nova-iorquino fora de lugar
Pendurado na avenida principal
Vendendo doces baratos
Guardando cada centavo
Comprou para si uma guitarra barata
Começou a tocar em bares
Os garotos vieram em seus carros
Você os ouviria gritar para o palco

Jesus salva

Entretanto, o sucesso começou a subir a cabeça de D.T.

Jesus começou a mudar
As coisas se tornaram realmente estranhas
Ele viu suas camisetas em todo lugar
Começou a perder shows
A banda se acabou
Mas jesus não mais se importava

As coisas saíram de controle
E então ele separou-se da banda
Mas ainda eles sofreriam as críticas

Jesus salva

Por fim, D.T. Jesus voltou para Nova Iorque, sem amigos, sem dinheiro... sem nada.

Então os dados foram lançados
Hoje se tornou passado
E jesus não desapareceu
Foi para nova york
Ou foi o que sua gravadora pensou
E lá ele desperdiçou os anos

Foi visto pela última vez bebendo vinho
Sob um sinal brilhante
Prometendo salvação à latas

Jesus salva


Tonight He Grins Again
(Hoje a Noite Ele Sorri De Novo)

D.T. Jesus está sozinho na cidade. Perdeu seus amigos por sua imprudência e agora vagava pelas ruas a noite. Ele percebe que seu único "amigo" é o seu vídeo ("Just this monkey that I found", já que Monkey aparentemente é uma gíria para vício em drogas)

É noite novamente
Parece que eu sou meu único amigo
Vago pelas ruas sozinho
O perdido em busca de si mesmo

Mais uma vez eu banquei o palhaço
Usei meus amigos para decepcioná-los
Ando pelas ruas apenas observando
Pois no escuro o que é estranho aparece

De novo e de novo
Eu estou procurando por um amigo
Mas ninguém parece estar ao meu redor
Exceto por este macaco que achei
Ele ainda é meu único amigo
E esta noite ele sorri novamente


Strange Reality
(Estranha Realidade)

D.T. encontra um bluesman na sarjeta, com sua garrafa de gim e completamente acabado. Ele percebe então que estava no mesmo caminho que aquele homem, e se ele não fizesse algo á respeito, seu futuro seria estar no mesmo estado.

Quem é este à minha frente
Vestido em trapos, encharcado em gim
Um sinal ou uma advertência
Eu estou agora onde ele esteve

Eu estou perdendo meu caminho
Esta realidade insana
Uma ilusão distante
É esta realidade
Aquele poderia ser eu


A Little Too Far
(Um Pouco Longe Demais)

D.T. Jesus percebe que o que ele deveria fazer era voltar atrás em seus erros e retomar uma vida nova. Ele se recorda do que ele era e compara com o que se tornara.

Você se lembra
Olhe para mim
E tudo que dissemos que seríamos
Nós apostaríamos da casa
Nós aumentaríamos as apostas
Nós ganharíamos tudo, tínhamos as cartas

Com anos para queimar
E anos para jogar fora
Vivendo mentiras baseadas em momentos
Mas de algum modo alcançando as estrelas
Eu acho que fomos um pouco longe demais

Tenho que voltar
Eu nunca quis chegar tão longe

D.T. disserta sobre o que a fama e o dinheiro podem fazer com uma pessoa.

Quando tudo que você toca torna-se ouro
Isto pode te derrubar
Pode fazer você envelhecer
Quando o metal não soa o mesmo
Reação dentro de seu cérebro
E todos aqueles anos que oferecemos
Os deuses nunca teriam o suficiente
E apesar de ainda nós ficarmos
Acordados a noite inteira
As manhãs não eram tão brilhantes


You're Alive
(Você Está Vivo)

D.T. agora está renovado, limpo e pronto para retomar sua banda.

Então d.t. retornou
No chão ele queimou seu passado
E a imprensa toda riu
E eles disseram que ele não duraria

Mas as multidões se aproximaram
Apenas para ver um homem
Que voltou da morte
Enquanto ele estava no palco
O mundo ecoou em sua cabeça


Sammy And Tex
(Sammy e Tex)

Quando D.T. achou que estava tudo indo bem, um fantasma de seu passado volta. Sammy, um traficante para quem D.T. devia muito dinheiro. Ele estava disposto a tudo para cobrar o dinheiro.

Ei d.t., o que você esteve fazendo
Faz realmente muito tempo
E sua conta do passado chegou ao prazo
Pare aí mesmo
Não desvie o olhar
Porque você se divertiu
Agora é hora de pagar

Agora você sabe que eu estive esperando
E eu sou realmente muito paciente
Mas você realmente me levou para longe
Porque você me deve trinta mil
E com interesse esteve crescendo
Enquanto você se escondeu nestes bares

Tex, um roadie amigo de D.T. aparece na hora, e segura Sammy por trás pelo pescoço, mas Sammy o esfaqueia. Tex morre tentando ajudar seu amigo.

Parecia que as coisas estavam dando certo
Até que sammy sacou uma faca dizendo
“se você quer cortar as cartas
Sammy vai aumentar as apostas”

Então tudo estava quieto
Uma rua depois do tumulto
E o silêncio pendurado como a morte
E tex não estava respirando
Seu corpo estava ali deitando sangrando
Uma faca dentro de seu peito

D.T. ao ver seu amigo morto se enche de fúria. Sammy percebe que seria prudente sumir, e vai embora.

Sammy viu em seus olhos
E pensou que um recuo seria sábio
Dizendo “parece que eu fiquei
Um pouco demais
Então eu pegarei minhas coisas
E sammy vai embora”


St. Patrick's
(São Patrique)

D.T. Jesus, ainda abalado pela morte de seu amigo Tex, acha a igreja de St. Patrick aberta na noite, e entra nela para falar com Deus. Ele se pergunta porque as coisas ruins sempre acontecem com quem tenta fazer as coisas certas, e por que as pessoas boas tem que sofrer.

Ei senhor, sou eu
Eu queria saber se você está livre
Ou acordado
Isto simplesmente não adiantará
Parece que eu simplesmente não vejo

Por que todas as coisas que pedimos
Ou rezamos para que passasse
Foram sem ser ouvidas
Como palavras silenciosas
Que vão para o passado

Porque Senhor, eles não são esquemas
Você não pode contar os sonhos?
Por que você os deixam ir
Nunca ao menos tentou

É que você nao ouve
Há lágrimas demais
Ou você não pode sentir?
Nós somos irreais
Para aqueles que não têm par?

Você diz que devemos pagar dívidas
Mas eu ainda estou confuso
Eu preciso andar
E conversar com você
Ao invés de conversar com estátuas

D.T. vai embora, afinal ele já sabia que Deus não lhe responderia.


Can You Hear Me Now
(Você Pode Me Ouvir Agora?)

D.T. volta para as ruas tentando descansar, e se depara com um homem que se dizia "o Messias Metropolitano". Essa música tem um dos melhores, senão o melhor refrão da carreira da banda.

Se eu fechar meus olhos
Tudo iria se acalmar
A um eco na noite
De uma luz distante que desaparece
Então a silhueta de um estranho
Um cigarro aceso
E em algum lugar no nevoeiro
Uma passagem através do labirinto

E você pode me ouvir agora
Ou há portas demais
Entre aquela época e agora
Para que eu alcance através
E puxar você de volta de algum modo
Mas aquilo não pode mais acontecer
Ainda parado na noite
Eu acho que ouvi você chamando

O homem não tem as respostas que D.T. Jesus procura, mas diz que ele deveria procurar as figuras da cidade de Nova Iorque para tentar encontrar a resposta. Afinal, por que as pessoas boas sofrem?


New York City Don't Mean Nothing
(A Cidade de Nova Iorque Não Significa Nada)

D.T. Jesus encontra um mendigo, e vai falar com ele. O homem conta como sua vida foi boa e sobre como agora as ruas eram seu lar.

Eu estive aqui desde oitenta e um
Já faz muito tempo
E eu já vi
Tudo que há aqui para se ver

Tinha um apartamento em astor
Tive de tudo uma vez
Agora as ruas
São minha realidade

Você vê
A cidade de nova york
Não significa nada
Apenas um bom lugar
Quando você está fugindo
As luzes tão brilhantes fazem você sangrar

O homem dá valiosos conselhos para D.T. Jesus, como quando ele diz para que D.T. nunca fosse longe demais sem ter como voltar a trás caso se arrependesse.

Nunca queime as pontes à sua frente
Se você queimou as pontes atrás
E nunca queime aquela
Sobre a qual você está andando
Ou tenha certeza de atingir a água a tempo

Não acredite em expectativas
Não acredite em estrelas cadentes
E se você continuar no jogo
Com uma mão de cartas sem valor
Nunca deixe-os ver suas cartas


Ghost In The Ruins
(Fantasma nas Ruínas)

D.T. Jesus se encontra desta vez com um cafetão, que via para si mesmo um futuro brilhante, mas agora era obrigado a "vender sonhos".

Tenho uma limusine
Eu quero mostrá-la
O futuro parece bom
Eu provavelmente o estragarei
Tive pais uma vez
Mas você nunca sabe
O banco é grande demais
E daí se eles o roubaram

Mas a quem estou enganando
Eu sou o rei das ruínas
Mas eu estou bem esta noite
Eu tenho sonhos para vender esta noite

Ele mostra uma de suas garotas

Veja a fugitiva ali na esquina
Apenas jogada fora mas filha de alguém
Tinha um rosto bonito então alguém a levou
Vendendo a alma para te colocar em ordem

Ela sabe o que está fazendo
Ela é um fantasma nas ruínas
Ela está se dando bem esta noite
Tem sonhos para vender esta noite
Ela quer pertencer
Sabe o que fazer
Ela tem que agüentar


If I Go Away
(Se Eu For Embora)

D.T. Jesus resolve falar com a prostituta apresentada na música anterior. Ela fala para ele sobre como queria largar aquela vida, ir para algum lugar onde ninguém a conhecesse e ela pudesse ser feliz.

Eternamente é um longo tempo, eles dizem
Talvez algum dia
Eu te encontre lá
Se você tiver tempo para poupar
Me diga então
Onde eu posso ir
Onde não saberao
Quem eu fui
Podemos começar de novo?

E se eu for embora
O que ainda restaria par amim
O fantasma dentro de seus olhos
O sussurro em seus suspiros
Você vê
Acredita
E eu estou sempre lá


Agony and Ecstasy
(Agonia e Êxtase)

D.T. Jesus fala com um traficante, e ele deixa bem claro que sabe que vicia as pessoas e as torna dependentes dele, mas não liga para isso.

Escute-me
De profundamente dentro
Eu sou a loucura que simplesmente
Não irá morrer
Sem arrependimentos
Do que eu farei com você

Antes que a noite acabe
Você estará rastejando para mim

Você me chama quando está fraco
Por mim você mentirá e trapaceará
Você nunca fugirá
Comigo você está aqui para ficar
Ouça d.t., você não pode ver
Fique comigo e você será livre
Mesmo que eu acalme sua alma
Eu te destruo e te envelheço
Você simplesmente continua voltando
Para comprar outro pacote
Meia noite, hora de cumprimentar
Agonia e êxtase
Êxtase


Heal My Soul
(Cure Minha Alma)

D.T. Jesus percebe seus próprios erros. Ele conversa com o "messias metropolitano" novamente, enquanto este está ás portas da morte, depois conversa com um menino que o observava, e percebe que ambos são partes de sua personalidade. D.T. agora buscava redenção.

Eu estive esperando
Há muito esquecido
Naufragado
Em uma praia distante
Eu estou à deriva
Não sou mais querido
Flutuando por aí
Para sempre

Todos os sonhos
Que eu nutri
Nos labirintos
De minha alma

Se foram pra sempre
Não descartados
Apenas dormindo
Até que sejam completos

No cemitério
De meu coração agora
Dormem os anos
Que eu vendi há muito tempo

Por suas marcas
Não há nada
Apenas fantasmas
Que eu não posso segurar


Somewhere in Time
(Algum Lugar no Tempo)

D.T. percebe que todas aquelas pessoas com quem ele falara ganham as respostas de suas perguntas aos poucos, e quando se arrependem perdoam. Ele começa a entender então tudo o que até o momento lhe parecia obscuro.

Então o que posso lhe dizer
Se a vida é tão longa quando esta peça
Talvez deus tenha dado as respostas
Para aqueles sem nada a dizer

Mas então os anos estão perdoando
Se deus está perdoando gentilmente
Talvez nós encontraremos nossas respostas
Em algum lugar do tempo

Eu estive mudando
Redefinindo
Todas as coisas que pensei saber
Então há muito tempo
Quando eu estava voando
Através daqueles anos
Que parecem tão distantes

Atrás de uma razão
Atrás de minha mente
Onde eu amontoei as estações
Que eu troquei várias vezes

Eu estive me agarrando a arcos-íris
Me segurando até o fim
Mas senhor, a chuva é tão real
E os arcos-íris são falsos


Believe
(Acredite)

Deus finalmente se dirige a D.T. Jesus, em resposta a suas angústias. Ele diz que nunca deixou D.T. desamparado e que tudo o que ele devia fazer era acreditar.

Então depois de todas estas noites
Você acabou com seu coração na mão
Uma criança sozinha
Por conta própria
Em retirada
Arrependida pelas coisas que você não é
E todas as coisas que você não teve
Sem um lar
Um coração de pedra
Mentiras sangrando

E por todas as estradas que você seguiu
E por tudo que você não encontrou
E por todas as coisas
Que você teve que deixar para trás

Eu sou o caminho
Eu sou a luz
Eu sou as trevas dentro da noite
Eu ouço suas esperanças
Eu sinto seus sonhos
E na escuridão eu ouço seus gritos

Não vá embora
Apenas pegue minha mão
E quando você fizer sua última ação
Eu estarei bem ali
Eu nunca irei embora
E tudo que eu lhe peço
É que acredite

Acredite

--------------------------------------

Por muitos, este álbum é considerado a obra-máxima da banda. Após este álbum, jon Oliva cedeu o posto de vocalista a Zak Stevens, e o resto é história.

Curta esse álbum em sua plenitude e sem preconceitos, vale cada segundo de audição.

Sugestões de álbuns conceituais? Clique AQUI

2 comentários:

  1. Kra, demais sua interpretação da historia. tava prokurandu isso faz tempo pq sou mt fã d Savatage, e encontrar um blog contando histórias d varios albuns conceituais do Sava eh uma benção. heheheh
    Excelent blog

    ResponderExcluir
  2. Cara, magnífico!!!! Parabén pelo blog e maiores parabéns pelas interpretações!!! Material excelente é encontrado aqui, o grande Savatage que o diga!!! Vlw mesmo!!!

    ResponderExcluir