terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Operation: Mindcrime - Queensrÿche


Uma das maiores obras musicais de todos os tempos.

É simplesmente com essa frase que eu defino este álbum.

Mas a postagem de hoje não é para falar o quanto ele é excelente, nem para falar dos detalhes musicais. Esta postagem (que será longa) será feita para tentar esclarecer o máximo de detalhes sobre a história. Vamos analisar letra por letra, até que o máximo de detalhes sejam esclarecidos, para que o leitor entenda o motivo deste álbum ter revolucionado o metal e os álbuns conceituais (não conceituados, não confundam). Usarei trechos aleatórios das letras que ilustram a situação, para que você leitor se situe na história.

I Remember Now
(Eu me lembro agora)

Nikki está em um hospital priquiátrico, tentando lembrar o que aconteceu até o momento em que ele foi levado para aquele lugar.

Enfermeira:
“Já se passaram dez minutos do toque de recolher, Por que você ainda está acordado?
Olá? Olá? Talvez você precise de outra injeção .
Ah, isso deve ser o suficiente
Bons Sonhos, seu desgraçado"

Nikki:
“Eu me lembro agora, eu lembro como começou.
Não me lembro de ontem.
Só me lembro de ter feito o que eles me mandaram...
me mandaram... me mandaram... me mandaram...”

Nikki tem um violento flashback, e se recorda de tudo o que aconteceu e o levou até lá.

Anarchy-X
(Anarquia X)

Nikki ouve o discurso do Dr.X e fica fascinado com a idéia de uma revolução.

Revolution Calling
(Revolução Chamando)

A letra desta música é auto-explicativa, mas vamos aos detalhes.

Por um preço eu faria de tudo
Exceto puxar o gatilho
Para isso eu precisaria de um ótimo motivo
Então ouvi sobre o Dr. X
O homem com a cura
Confira na televisão
Yeah, você verá que tem algo acontecendo

Não amo os políticos
Nem a cena louca da capital
Uma cidade maluca em polvorosa
Mas o momento é oportuno pra mudanças
Há um sentimento crescente
De que ter uma chance
Em um novo tipo de visão é necessário

Eu costumava confiar na mídia
Pra me dizer a verdade, dizer-nos a verdade
Mas agora eu tenho visto os resultados
Onde quer que eu olhe
Em quem você confia
Quando ninguém presta?

A letra mostra a insatisfação de Nikki com o sistema, e sintetiza, no fundo, a insatisfação dos Estados Unidos com todo o cenário da Guerra Fria (vale lembrar que o álbum foi lançado em 1988). Abaixo, um dos trechos mais marcantes:

Eu costumava achar
Que apenas o modo americano
Era o modo certo
Mas agora o santo dólar
Rege a vida de todos
Vou ganhar um milhão
Não importa quem morra

Nikki, um viciado, é facilmente atraído pela heroína. Uma peça-chave para a manipulação mental que se seguiria. O jovem vai até o Dr.X para ouvir o que este tinha á dizer. Logo, Nikki vira um fantoche do maléfico doutor.

Operation: Mindcrime
(Operação: Crime Mental)

Nikki sofre lavagem cerebral, e através de um tratamento desenvolvido pelo Dr X, Nikki se torna seu fantoche.

Operação: Crime Mental
Somos uma revolução secreta
Fazendo hora extra
Operação: Crime Mental
Há um serviço pra você
No sistema garoto, sem nada pra assinar

Toda vez que o Dr. liga para Nikki e diz a palavra "Mindcrime", o jovem se torna um cordeiro, pronto para obedecer qualquer ordem do doutor.

Ei Nikki, você sabe tudo
Que tem que ser feito
Tome uma arma, leve-a pra casa
Espere perto do telefone
Mandaremos alguém
Trazer o que você precisa
Você é uma maquina humana de morte
Faça essa cidade sangrar

Com a arma em punho, Nikki se sente poderoso. E parte para uma onda de assassinatos em nome do doutor.

Speak
(Fale)

Em "Speak", Nikki fala sobre a revolução que ele tanto sonha, e age como um instrumento desta utopia. Dizendo coisas como "Sou o novo Messias, o perigo com uma arma", ele comete seus crimes, acreditando que o futuro do país está em seus atos.

"O sistema que aprendemos diz
Que somos iguais pela lei
Mas as ruas são a realidade
Os fracos e pobres cairão
Vamos tomar a balança do poder
E tombar a coroa deles
Educar as massas
Queimaremos a Casa Branca "

Spreading the Disease
(Espalhando a Doença)

Nikki conhece então Mary, uma ex-prostituta que faz parte da organização. Ela foi acolhida por Padre Willian, que semanalmente tem relações com ela, agora conhecida como "Irmã Mary".

"Ela sempre me traz o que preciso
Sem que eu implore, sue ou sangre
Quando estamos sozinhos à noite
Esperando o chamado
Ela me satisfaz

Dezesseis anos e fugindo de casa
Achou um trabalho em Times Square
Fazendo shows sado-masoquistas ao vivo
Vinte e cinco pratas uma trepada
E John fica feliz
Ela limpa sua sujeira
E volta às ruas novamente "

No trecho abaixo, Nikki disserta acerca da manipulação religiosa e do capitalismo.

Religião e sexo são peças poderosas
Manipulam as pessoas
Pelo dinheiro que pagam
Vendendo salvação, vendendo Deus
Os números parecem iguais
Nos seus cartões de crédito

Em um trecho inspirado do álbum, Nikki exclama:

Combatendo fogo com palavras vazias
Enquanto os bancos engordam
E os pobres continuam pobres
E os ricos ficam ricos
E os policiais são pagos
Pra desviar o olhar
Enquanto um por cento domina a América

The Mission
(A Missão)

Em seu quarto solitário, Nikki divaga sobre sua missão, seus assassinatos e sua vida. Em intensa introspecção, ele reluta em acreditar que está errado.

"Seis dias atrás minha vida levou um tombo
Dizem que as ordens vinham lá de cima
Uma necessidade de me usar mais uma vez
Eles têm meu número
Em frente com a causa garoto
Você conhece o jogo

Esperarei aqui pelos dias passarem
Até que a Irmã venha lavar meus pecados
Ela é a dama que pode diminuir meu pesar
Ela traz o único amigo
Que me faz encontrar meu caminho "

Nikki pensa em Mary, por quem subitamente se apaixona. Em seguida, continua divagando sobre sua missão:

Eles dirão que minha missão salvou o mundo
E eu fiquei orgulhoso
Minha missão mudou o mundo
Deu uma guinada em minha vida

Olho ao redor do meu quarto cheio de velas
Cada qual uma história mas com o mesmo fim
Esconderei aqui, a lei nunca me encontrará
As paredes contarão a história da minha dor

Suite Sister Mary
(Suite Irmã Mary)

A música, de longe a mais apoteótica já composta pela banda, começa com um diálogo entre Nikki e Dr.X. Dentro de seu carro, ele dá ordens ao jovem.

Dr. X: “Mate-a. É tudo o que você tem a fazer.”
Nikki: “Matar Mary?”
Dr. X: “Ela é um risco. E pegue o padre também.”

Andando na chuva até o apartamento dela, Nikki custa a acreditar que terá que matar Mary. Ao chegar no local, ele tem um longo e emocionante diálogo com sua amada. Mata o Padre Willian, mas não consegue fazer o mesmo com Mary, mesmo com ela clamando pela morte. Nikki e Mary decidem então sair da organização.

The Needle Lies
(A Agulha Mente)

Nikki vai até o doutor avisar que está fora, mas este diz que não há como sair. Nikki foge, enquanto deixa para trás o doutor e sua seringa. Ele não podia sucumbir à manipulação mental do doutor. O refrão é emblemático:

Jamais confie
Jamais confie na agulha, ela mente
Jamais confie
Jamais confie na agulha quando ela grita
Grita pelo seu nome

Ele consegue resistir aos seus impulsos, e vai até Mary.

Electric Requiem
(Réquiem Elétrico)

Nikki chega ao apartamento de Mary, apenas para vê-la morta com o rosário enrolado em seu pescoço. Ele sai como um louco pela cidade, vendo o rosto de sua amada em todos os lugares.

Breaking the Silence
(Quebrando o Silêncio)

A letra é bem explícita:

Agora eu perdi tudo que tinha em você
Nada que nós dividimos significa coisa alguma
Sem você perto de mim
Não posso viver sem você

Rompendo o silêncio da noite
Você não consegue me ouvir gritando?
Eu procuro seu rosto na luz de néon
Você nunca me responde

Nikki grita pela noite, e chama a atenção da polícia

Nada nos manterá separados
Chega de mentiras e dor
Não há fim pra nossa história

A polícia pega Nikki por arruaça, vêem as marcas de picadas de seringa em seu braço e sabem que ele é um drogado. A arma que ele portava era a mesma responsável pelos assassinatos de políticos e religiosos influentes até então.

I Don't Believe in Love
(Eu Não Acredito no Amor)

Nikki, em sua loucura e já pego pela polícia, diz para si mesmo que tudo não passou de uma mentira e que Mary nunca o amou, e que todos que tentaram lhe ajudar sempre estiveram mentindo, prontos para lhe derrubarem.

Eu não acredito em amor
Nunca acreditei, nem acreditarei
Eu não acredito em amor
Nunca compensa a dor que você sente

Chega de pesadelos, já vi todos eles
Desde o dia que nasci
Eles me assombram todos os movimentos
Toda mão aberta está lá para empurrar
Sem tempo pro amor, isso não importa
Ela fazia diferença
Acho que ela tinha uma maneira
De fazer toda noite parecer clara como o dia
Agora eu ando em sombras, nunca vejo a luz
Ela deve ter mentido
Pois ela nunca disse adeus

Waiting For 22
(Esperando por 22)

Instrumental, que ilustra a tristeza de Nikki.

My Empty Room
(Meu Quarto Vazio)

Dentro do quarto do hospital, Nikki se vê sozinho, sem ninguém por ele, já que Mary estava morta.

Agora quem virá
Lavar meus pecados
Limpar meu quarto, preparar minhas refeições
Ser meu amigo?

Eyes of a Stranger
(Olhos de um Estranho)

A música começa do mesmo jeito que começa I Remember Now. Os mesmos sons do hospital, os passos da enfermeira no corredor... e as memórias invadem sua mente.

Completamente sozinho agora
Exceto ser pelas memórias
Do que tivemos e do que sabíamos
Toda vez que tento deixar pra trás
Eu vejo algo que me faz lembrar de você
Toda noite os sonhos
Voltam pra me assombrar
Seu rosário amarrado ao redor de sua garganta
Deito acordado e suando, com medo de dormir
E vejo seu rosto olhando de volta para mim

Nikki olha no espelho e não se reconhece mais, olha dentro dos olhos de um estranho.

E eu ergo minha cabeça e encaro
Os olhos de um estranho
Eu sempre soube que o espelho nunca mente
As pessoas sempre se desviam
Dos olhos de um estranho
Com medo de saber o que
Se esconde atrás do olhar

As lembranças de seus atos e de tudo que ele acreditou ter virado pó lhe perturbam:

Isso é tudo o que restou
De minha vida diante de mim?
Memórias de camisa de força
Viagens de sedativos
Sem final feliz
Como sempre prometeram
Deve ter sobrado algo para mim

E eu ergo minha cabeça e encaro
Os olhos de um estranho
Eu sempre soube que o espelho nunca mente
As pessoas sempre se desviam
Dos olhos de um estranho
Com medo de saber o que
Se esconde atrás do olhar
(Atrás do meu olhar)

Quantas vezes eu devo viver essa tragédia?
Quantas mentiras mais eles me contarão?
Tudo o que quero é o mesmo que todo mundo
Por que estou aqui, e por quanto tempo?

E eu ergo minha cabeça e encaro
Os olhos de um estranho
Eu sempre soube que o espelho nunca mente
As pessoas sempre se desviam
Dos olhos de um estranho
Com medo de saber o que
Se esconde atrás do olhar

Trechos das demais músicas do álbum tocam de fundo, exemplificando todas as memórias de Nikki sobre o ocorrido. Ao final, a enfermeira sai do quarto, e Nikki então exclama:

"Eu me lembro agora".

--------------------------------------------------

Este álbum não é muito reconhecido por alguns, já que o Queensrÿche nunca foi tão popular quanto Iron Maiden, Metallica ou Judas Priest. Entretanto, esse álbum é declaradamente aclamado como uma das maiores obras da história do metal, tendo sido inspiração inclusive para álbuns como Scenes From a Memory (Dream Theater) e Epica/The Black Halo (Kamelot). Até mesmo Bruce Dickinson disse certa vez: "Em 88 nós lançamos o Seventh Son of a Seventh Son, que falava basicamente da briga entre o céu e o inferno. Mas não é isso que toda porra de cd do Iron Maiden fala? Então o Queensrÿche lançou o Operation: Mindcrime e acabou com a gente".

A Revista Roadie Crew sempre pergunta aos músicos entrevistados quanto aos seus 5 álbuns favoritos. A mesma, semestralmente, lança um ranking com os álbuns citados durante todos os mais de 10 anos de revista como os favoritos dos músicos. Operation: Mindcrime está em 3º lugar, ficando atrás apenas de Master of Puppets, do Metallica (sendo que já esteve em segundo lugar) e Reign in Blood, do Slayer (este disparado em primeiro).


Ouçam, leiam as letras, entrem de cabeça na história e entendam o porque deste álbum ser mais que apenas um álbum de uma banda de metal.

Não sabe onde comprar, tente aqui. Não compro nada nesse site, mas você pode arriscar. A única coisa que digo é: COMPREM ESSE ÁLBUM. Vale cada centavo.


Sugestões de álbuns conceituais a serem analisados? Clique AQUI

[Update]
Com a nova política do Google de deletar postagens com links de dowload, não estou mais postando links. Apenas recomendo os álbuns, peço que caso se interesse procure por sua própria conta. Obrigado.

Um comentário:

  1. Vi o link no orkut
    ótima avaliação, cara
    Operation: Mindcrime é com certeza o melhor conceitual de toda a história

    ResponderExcluir