quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Beethoven's Last Night - Trans-Siberian Orchestra


Eu deveria começar essa análise explicando do que se trata esta banda, mas creio que não seria necessário me extender. A banda é formada por músicos do Savatage e durante sua carreira sempre lançou álbuns conceituais com histórias natalinas. Suas músicas mesclavam músicas de natal com rock/metal. Entretanto, Beethoven's Last Night foi inovador dentro da proposta da banda. A mistura de metal com música clássica guiou o trabalho, principalmente com trechos de Beethoven e Mozart. Não vamos perder tempo com análise musical, já que isso pode ser encontrado facilmente na net. Vamos para a história.

A história:
Beethoven estava sozinho na noite ao terminar sua 10ª sinfonia. Quando o espírito do destino aparece para ele dizendo que aquela era sua última noite. Então Mefistófeles aparece para ele, tentando levar sua alma para a perdição.

Overture
(Abertura)

Introdução do álbum, que mescla obras do compositor. O músico estava em Vienna, em 1827, diante de sua 10ª sinfonia.


Midnight
(Meia noite)

o relógio marca meia noite. O espírito do destino (Fate, que no inglês tem conotação feminina) aparece com seu filho anão deformado, cercados de fantasmas e espíritos do passado, informando ao compositor que aquela era sua última noite, como ele suspeitava.

E na escuridão ele se senta sozinho
Para ver suas horas finais sangrando

Enquanto desconjuntado sobre a parede

O relógio marca o tempo que falta


Não existe necessidade para palavras no escuro
Todas as palavras há muito perderam seu significado
Ainda quando eles sussuram em sua orelha

Ele tenta ler nas entrelinhas



Fate
(Destino)

O músico fala abertamente com o espírito do destino, já ciente da inevitável morte.

Acredite em mim, Destino, fique perto de mim
Destino, declare claramente

Se haverá outra carta

Receba-nos

Tempo nos enganou
O único momento nas nossas vidas

Que realmente importou, destino
É agora



What Good This Deafness
(Quão Boa é Essa Surdez)

Beethoven, que durante seus últimos anos havia ficado surdo, ouvia as vozes dos espíritos de do destino em sua cabeça, e ficava se questionando do que servia aquela surdez se, em um momento que ele gostaria de ter paz, era obrigado a ouvir aquelas vozes.

Quão boa é essa surdez,
Que durante toda a minha vida eu horrorizei?

Quão boa é essa surdez,

Com essas vozes na minha cabeça?


Quão boa é essa surdez,
Se essa tagarelice infantil eu tenho que ouvir?

Se eu fosse cego,

Estou certo de que elas não iriam desaparecer

Os espíritos retrucam

Você realmente quer acreditar no que está falando?
Você realmente quer ficar aqui sozinho?

Por acaso eu interrompi um momento de reza

Enquanto sua vida está enfraquecendo

Seus pesos estão pesando

Enquanto você esteve esculpindo sua lápide Sozinho?

Enquanto o relógio acerta meia-noite a conversa deles é subitamente interrompida pelo aparecimento de Mefisófoles (o demônio). Sua presença faz com que todos os outros espíritos silenciosamente encolham-se de volta para os cantos do recinto.


Mephistopheles
(Mefistófeles)

Mefistófeles informa Beethoven que ele veio para buscar a alma do compositor. Deparado com a eterna condenação, o aterrorizado compositor alega que esta não pode ser sua hora, que ele acaba de completar sua Décima Sinfonia.

Toda sua vida até agora

Você tem negado

Que chegaria a hora

Em que você iria morrer


Ainda assim dizem os rumores que deve assim deve ser
Por que você parece surpreso

Quando eu apareço aqui para ser o seu guia?

Por que você hesita em me seguir?

[...]

E agora você chama não estar preparado

Tanto que você fez não pode ser poupado

Ainda assim a morte não ouvirá o teu rogo

O cemitério está cheio de homens importantes

Que não puderam ser poupados no final

Então eu sussuro no seu ouvido


Após algum diálogo, Mefistófeles dá a Beethoven a chance de salvar sua alma. Entretanto, ele deveria concordar que o demônio retirasse da mente da humanidade toda a memória de sua música, que seria apagada da existência. Beethoven tem medo do inferno, mas não queria que o trabalho de sua vida fosse apagado da existência. Mefistófeles sai, prometendo voltar em uma hora, para que o compositor decida.


What is Eternal
(O Que é Eterno)

Beethoven fica em seu aposento, pensando em sua difícil decisão

E aqui na noite
Enquanto eu sinto o inferno

Eu olho no escuro

Pensando no que é eterno


O homem ou o momento

O ato ou a razão
Esses pensamentos enchem minha cabeça

Enquanto eu contemplo traição

A decisão se mostra difícil

As coisas que eu fiz
Os lugares que eu fui

O custo dos meus sonhos

O peso dos meus pecados


E tudo o que
Eu conquistei em vida

Poderia ser perdido

Poderia ser perdido nesta

Poderia ser perdido nesta
Noite


Ainda confuso, Beethoven é novamente visitado pelo espírito do destino. Ela diz que dará a chance de ele revisitar todos os momentos de sua vida e mudar qualquer coisa que ele quisesse para que ele pudesse alterar sua vida e talvez se salvar. Sua viagem começa pela infância.


The Moment
(O Momento)

Beethoven começa em sua infância. Lembra-se de seu sádico professor, que lhe batia quando este falhava, tentando criar uma nova criança fenômeno como Mozart. Beethoven se vê ainda pequeno, tocando um trecho que no futuro se tornaria sua 6ª sinfonia.

Há um tempo em cada palavra
Existem palavras em cada razão

E essas notas que não são ouvidas

Um dia talvez encontrarão sua estação


Beethoven diz ao Destino que não precisava da morte de sua mãe quando ele era criança, de um pai alcólatra e um professor sádico, e pede para que ela apague isso de sua vida. Ela diz que seria como ele desejava, mas antes de atender avisa ele que se aquele sofrimento fosse apagado, ele perderia usa inspiração que o levaria a compor sua 6ª sinfonia. Ele então desiste.



Vienna
(Viena)

O Destino pergunta se ele tinha algum bom momento para que ele revisitasse. Ela o leva até a primeira vez em que ele esteve em Viena.

Desde que eu era uma criança
Eu via ela em um sonho

Um conto de fadas capturado

Que ecoa através de minha vida

E embora eu a cortejasse

Ela estava sempre invisível

Agora, toda de uma vez ela
Brilha na noite


Mozart
(Mozart)

Instrumental, que ilustra o encontro de Beethoven com seu ídolo, Mozart.


The Dreams of Candlelight
(Os Sonhos da Luz-de-Velas)

O destino relembra o compositor sobre Theresa, o maior e único amor de Beethoven em toda sua vida, mostrando-o o primeiro encontro deles.

Poderia essa noite durar para sempre?
todos os momentos mantidos juntos,

como num êxtase perfeito e uma coisa poderia ser como tal.

ninguém entenderia isso.

nós saberíamos que os deuses planejaram isto

e por tal noite como esta,
que eles deram lembranças.

e nós viveríamos
dentro desta noite
dentro dos sonhos de luz de velas.
se voce trouxesse esse desejo à vida,

e gastar sua noite comigo.

O espírito do destino pergunta ao músico o por que de ele ter abandonado Theresa, se aquele havia sido o melhor momento de sua vida.


Requiem (The Filth)
(Réquiem [A Sujeira])

Instrumental, que ilustra o sofrimento de Beethoven por ter largado Theresa. Ele revela ao destino que tinha certeza de que, quando ela descobrisse que ele estava ficando surdo, o abandonaria para procurar um partido melhor

I'll Keep Your Secrets
(Eu Guardarei Seus Segredos)

Theresa não endendia o motivo de Beethoven a deixar. Ela estava disposta a tudo, não importava se seu amado ficaria surdo.

Perdido em sua escuridão
Eu vejo você lá.

O que você vê além de seu olhar?

E você acredita que ninguém pode saber.

O que é esta coisa que você mantém dentro

Fora da luz e envolvido em orgulho

Sempre com medo que um dia isso será mostrado.

Eu manterei seus segredos,
Eu segurarei seu chão
E quando a escuridão começar a cair

Eu estarei lá esperando

Quando sonhos estão apagando

E os amigos estão distantes e poucos.

Beethoven chega á conclusão de que sua surdez foi o que causou sua infelicidade e perde que o destino a reverta. Entretanto, o destino o avisa que a surdez foi responsável por sua inspiração para a composição, que sem ela seu sucesso estaria todo focado nas apresentações ao vivo. Apresentações duravam alguns momentos, composições marcantes duravam para sempre. Só após estar surdo, Beethoven ouvia as vozes das "musas inspiradoras da música".


The Dark
(A Escuridão)

Beethoven recorda-se de quando ele ficava surdo a cada dia.

Sinta a escuridão sorrindo
Cada nota está morrendo

O silêncio está refinando
Cada pensamento em seu coração


O destino continua tecendo

Cada nota que está sangrando

E ele senta lá fervendo

Tudo sozinho no escuro

Sozinho no escuro Sozinho no...

Então a voz de uma "musa inspiradora" (que em inglês não é necessariamente uma figura feminina) aos poucos começa a inspirar a mente de Beethoven a compor, não deixando-o sozinho.

Mas, na noite
A escuridão respira
Se ele deseja que ela esteja
Diante de seus olhos


A música morre

Mas ele sempre me ouvirá

Ele senta sozinho

As cartas são mostradas


Enquanto ele abraça a escuridão

O único som
Que ele vai ouvir

Está em seu coração


Für Elise

Instrumental.


After the Fall
(Depois da Queda)

Beethoven é transportado para uma determianda data. Theresa e Beethoven já estão consideravelmente mais velhos, e ela o vê enquanto ele sai da taverna, tentando ainda entender o por que de eles não terem ficado juntos no passado. Mesmo depois de tanto tempo ela ainda o amava.

Você pode viver sua vida de milhares maneiras
Mas tudo vem à tona naquele único dia

No qual você se dá conta do que se arrepende
Do que você não pode recuperar mas não pode esquecer

Se eu apenas pudesse voltar à minha vida

E te encontrar lá, naquela noite

E deixar a eternidade fluir


Beethoven então percebe que Theresa não teria se importado com sua surdez, e que eles poderiam ter ficado juntos. Ele se angustia por todos os anos de solidão e de tristeza por sua decisão. Para consolá-lo, o destino mostra visões do futuro para ele, mostrando o quanto de músicos seriam inspirados por sua música durante as décadas que se seguiriam.


A Last Illusion
(Uma Última Ilusão)

Instrumental, que reflete a parte da história aonde a destino mostra uma ilusão, aonde Beethoven improvisa com músicos que o inspiraram e músicos que ele inspiraria no futuro.


This is Who You Are
(Este é Quem Você É)

O destino mostra imagens de várias pessoas durante as eras que teriam suas vidas tocadas por sua obra. Beethoven percebe então que apagar todo o sofrimento de sua vida significaria apagar sua inspiração. Mudar algo seria o mesmo que mudar tudo.

Mude uma nota
Mude uma linha

Nada vai ser a mesma coisa

Mude uma perda

Mude um corte

Tudo vai se rearranjar


Todo ato cruel ou gentil perdido na nossa memória
Se você olhar
lá, no tempo
Você vai encontrá-lo em
encontrá-lo em encontrá-lo em
Você vai encontrá-lo em mim



Beethoven

Instrumental, que ilustra o momento em que Beethoven percebe que não poderia entregar sua música para Mefistófeles. Entretanto, o medo de ter sua alma perdida lhe deixa com o mesmo dilema.


Mephistopheles' Return
(O Retorno de Mefistófeles)

Mefistófeles retorna, e em um diálogo com Twist (o filho anão do espírito do destino) e os espíritos, ele deve escolher uma resposta.

Em todas as vidas
Isto tem de ser dito
Chega a hora de se unir à morte

Admita que não há uma segunda chance


E se una à morte em uma última dança
Através do salão da eternidade

Até o último momento se esvair como sangue

E na escuridão você pegar na mão dela


Aceite que é chegada a hora de se combinarem

Não sei o que estou pensando

Pois tudo o que vejo

É a sua face sorrindo maliciosamente

Mefistófeles

Preciso encontrar uma resposta

Uma resposta que não seja dada

Com as palavras de Mefistófel...


Mefistófeles tem sua oferta recusada. Logo, articula um novo trato: destruir a décima sinfonia em troca de sua alma. Beethoven diz que aquela era sua obra-prima, e que não a destruiria.


Misery
(Miséria)

Em um momento de desespero, Mefistófeles aponta para uma criança dormindo na rua. Ele diz que tem o poder sobre a vida daquela criança e que, caso não recebesse a décima sinfonia, torturaria aquela criança pelo resto de sua curta existência, listando com detalhes todos os horrores.

Então deixe-me saber
Se eu fui claro

Que eu vou ampliar cada curte e cada machucado e cara lágrima da infância


Eu vou escolher suas sarnas

Aleijar uma mão

Por um dedo em cada ferida, eu farei

Agora me diga então
Você entendeu
Você entendeu?


Who Is This Child
(Quem é Essa Criança?)

Beethoven estava pronto para dizer não quanto a ameaça de Mefistófeles de atormentar aquela criança.

Quem é esta criança
Que eu nunca vi antes?
Quem é esta criança
Que eu nunca havia visto até este dia?

Quem se atreve a cair no sono
Do lado de fora de minha porta?
Se esperarmos um pouco
Eu tenho certeza de que ela irá embora

Se envolver com isto
Não seria, certamente, algo sábio
É minha última palavra
Ela não significa nada para mim

Aprendi o truque
É só evitar o seu olhar
E a questão:
O que ela significa para...

Entretanto, Beethoven percebe que por mais que a criança seja uma estranha, ele tem pena da criança e não consegue simplesmente deixá-la a própria sorte.

Quem é esta criança?
O que ela significa para mim?
Eu fecho meus olhos
E ainda vejo seu rosto
Ela é tudo, menos especial
Seu tipo está em todo lugar
Não pode ver que não há maneira de eu me importar?

Mefistófeles venceu. Ficaria com a alma e com a sinfonia. Entretanto, cansado demais para redigir o contrato que o destruiria, Beethoven passa o documento para que o destino redija.

O texto do documento é relativamente longo, mas se refere á "Ludwig Von Beethoven, primeiro filho de Johann e maria Von Beethoven". Mefistófeles e Beethoven assinam (este sequér leu o documento). Mas quando Mefistófeles tenta queimar a sinfonia, o fogo não consegue consumir o papel. Twist conta então a Mefistófeles que antes de Beethoven, Johann e Maria tiveram um filho chamado Ludwig Von Beethoven, mas este morrera com um ano de idade. O segundo filho recebera o mesmo nome. Logo, o contrato falava do irmão morto homônimo de Beethoven, não do compositor. O demônio desaparece furioso, jogando a composição de volta para Beethoven.


A Final Dream
(Um Último Sonho)

O destino finalmente leva Beethoven.

Recoste sua cabeça
E durma em meu ombro
Recoste sua cabeça
E inicie um novo sonho
E por esta noite
O momento se acabou
Levado por uma canção de ninar
Aqui onde as estrelas residem
E anjos são sempre avistados

E recoste sua cabeça
As estrelas, elas têm sussurrado
Escute o que elas dizem
E entenda o que elas querem dizer
A lua é sua guia
As estrelas, elas a têm beijado
Enquanto ela se vai gentilmente
Iluminada como o suspiro de um bebê
A salvo em um rio de contos de fada

E inicie um novo sonho

Após a morte de Beethoven, Twist pega o manuscrito da 10ª sinfonia, e guarda em uma estante, para que um dia ela seja descoberta e viva novamente.

--------------------------------

Este não é um típico álbum de heavy metal, até porque a banda também não é. Entretanto, é uma obra complexa e apaixonante, que requér atenção ao se ouvir. A história, tão complexa quanto, não poderia deixar de figurar neste blog.

Infelizmente, este é mais um grande álbum que não saiu em versão nacional. Tive a sorte de ganhá-lo de presente, enviado do exterior. Mas se não tivesse tido, só obteria esta obra através de alguma loja especializada ou sites como o Mercado Livre, aonde já encontrei este álbum á venda. Não sei quanto um CD vale para você, mas pra mim valeria cada centavo gasto.

Sugestões de álbuns conceituais? Clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário