quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Beethoven's Last Night - Trans-Siberian Orchestra
Eu deveria começar essa análise explicando do que se trata esta banda, mas creio que não seria necessário me extender. A banda é formada por músicos do Savatage e durante sua carreira sempre lançou álbuns conceituais com histórias natalinas. Suas músicas mesclavam músicas de natal com rock/metal. Entretanto, Beethoven's Last Night foi inovador dentro da proposta da banda. A mistura de metal com música clássica guiou o trabalho, principalmente com trechos de Beethoven e Mozart. Não vamos perder tempo com análise musical, já que isso pode ser encontrado facilmente na net. Vamos para a história.
A história:
Beethoven estava sozinho na noite ao terminar sua 10ª sinfonia. Quando o espírito do destino aparece para ele dizendo que aquela era sua última noite. Então Mefistófeles aparece para ele, tentando levar sua alma para a perdição.
Overture
(Abertura)
Introdução do álbum, que mescla obras do compositor. O músico estava em Vienna, em 1827, diante de sua 10ª sinfonia.
Midnight
(Meia noite)
o relógio marca meia noite. O espírito do destino (Fate, que no inglês tem conotação feminina) aparece com seu filho anão deformado, cercados de fantasmas e espíritos do passado, informando ao compositor que aquela era sua última noite, como ele suspeitava.
E na escuridão ele se senta sozinho
Para ver suas horas finais sangrando
Enquanto desconjuntado sobre a parede
O relógio marca o tempo que falta
Não existe necessidade para palavras no escuro
Todas as palavras há muito perderam seu significado
Ainda quando eles sussuram em sua orelha
Ele tenta ler nas entrelinhas
Fate
(Destino)
O músico fala abertamente com o espírito do destino, já ciente da inevitável morte.
Acredite em mim, Destino, fique perto de mim
Destino, declare claramente
Se haverá outra carta
Receba-nos
Tempo nos enganou
O único momento nas nossas vidas
Que realmente importou, destino
É agora
What Good This Deafness
(Quão Boa é Essa Surdez)
Beethoven, que durante seus últimos anos havia ficado surdo, ouvia as vozes dos espíritos de do destino em sua cabeça, e ficava se questionando do que servia aquela surdez se, em um momento que ele gostaria de ter paz, era obrigado a ouvir aquelas vozes.
Quão boa é essa surdez,
Que durante toda a minha vida eu horrorizei?
Quão boa é essa surdez,
Com essas vozes na minha cabeça?
Quão boa é essa surdez,
Se essa tagarelice infantil eu tenho que ouvir?
Se eu fosse cego,
Estou certo de que elas não iriam desaparecer
Os espíritos retrucam
Você realmente quer acreditar no que está falando?
Você realmente quer ficar aqui sozinho?
Por acaso eu interrompi um momento de reza
Enquanto sua vida está enfraquecendo
Seus pesos estão pesando
Enquanto você esteve esculpindo sua lápide Sozinho?
Enquanto o relógio acerta meia-noite a conversa deles é subitamente interrompida pelo aparecimento de Mefisófoles (o demônio). Sua presença faz com que todos os outros espíritos silenciosamente encolham-se de volta para os cantos do recinto.
Mephistopheles
(Mefistófeles)
Mefistófeles informa Beethoven que ele veio para buscar a alma do compositor. Deparado com a eterna condenação, o aterrorizado compositor alega que esta não pode ser sua hora, que ele acaba de completar sua Décima Sinfonia.
Toda sua vida até agora
Você tem negado
Que chegaria a hora
Em que você iria morrer
Ainda assim dizem os rumores que deve assim deve ser
Por que você parece surpreso
Quando eu apareço aqui para ser o seu guia?
Por que você hesita em me seguir?
[...]
E agora você chama não estar preparado
Tanto que você fez não pode ser poupado
Ainda assim a morte não ouvirá o teu rogo
O cemitério está cheio de homens importantes
Que não puderam ser poupados no final
Então eu sussuro no seu ouvido
Após algum diálogo, Mefistófeles dá a Beethoven a chance de salvar sua alma. Entretanto, ele deveria concordar que o demônio retirasse da mente da humanidade toda a memória de sua música, que seria apagada da existência. Beethoven tem medo do inferno, mas não queria que o trabalho de sua vida fosse apagado da existência. Mefistófeles sai, prometendo voltar em uma hora, para que o compositor decida.
What is Eternal
(O Que é Eterno)
Beethoven fica em seu aposento, pensando em sua difícil decisão
E aqui na noite
Enquanto eu sinto o inferno
Eu olho no escuro
Pensando no que é eterno
O homem ou o momento
O ato ou a razão
Esses pensamentos enchem minha cabeça
Enquanto eu contemplo traição
A decisão se mostra difícil
As coisas que eu fiz
Os lugares que eu fui
O custo dos meus sonhos
O peso dos meus pecados
E tudo o que
Eu conquistei em vida
Poderia ser perdido
Poderia ser perdido nesta
Poderia ser perdido nesta
Noite
Ainda confuso, Beethoven é novamente visitado pelo espírito do destino. Ela diz que dará a chance de ele revisitar todos os momentos de sua vida e mudar qualquer coisa que ele quisesse para que ele pudesse alterar sua vida e talvez se salvar. Sua viagem começa pela infância.
The Moment
(O Momento)
Beethoven começa em sua infância. Lembra-se de seu sádico professor, que lhe batia quando este falhava, tentando criar uma nova criança fenômeno como Mozart. Beethoven se vê ainda pequeno, tocando um trecho que no futuro se tornaria sua 6ª sinfonia.
Há um tempo em cada palavra
Existem palavras em cada razão
E essas notas que não são ouvidas
Um dia talvez encontrarão sua estação
Beethoven diz ao Destino que não precisava da morte de sua mãe quando ele era criança, de um pai alcólatra e um professor sádico, e pede para que ela apague isso de sua vida. Ela diz que seria como ele desejava, mas antes de atender avisa ele que se aquele sofrimento fosse apagado, ele perderia usa inspiração que o levaria a compor sua 6ª sinfonia. Ele então desiste.
Vienna
(Viena)
O Destino pergunta se ele tinha algum bom momento para que ele revisitasse. Ela o leva até a primeira vez em que ele esteve em Viena.
Desde que eu era uma criança
Eu via ela em um sonho
Um conto de fadas capturado
Que ecoa através de minha vida
E embora eu a cortejasse
Ela estava sempre invisível
Agora, toda de uma vez ela Brilha na noite
Mozart
(Mozart)
Instrumental, que ilustra o encontro de Beethoven com seu ídolo, Mozart.
The Dreams of Candlelight
(Os Sonhos da Luz-de-Velas)
O destino relembra o compositor sobre Theresa, o maior e único amor de Beethoven em toda sua vida, mostrando-o o primeiro encontro deles.
Poderia essa noite durar para sempre?
todos os momentos mantidos juntos,
como num êxtase perfeito e uma coisa poderia ser como tal.
ninguém entenderia isso.
nós saberíamos que os deuses planejaram isto
e por tal noite como esta,
que eles deram lembranças.
e nós viveríamos
dentro desta noite dentro dos sonhos de luz de velas.
se voce trouxesse esse desejo à vida,
e gastar sua noite comigo.
O espírito do destino pergunta ao músico o por que de ele ter abandonado Theresa, se aquele havia sido o melhor momento de sua vida.
Requiem (The Filth)
(Réquiem [A Sujeira])
Instrumental, que ilustra o sofrimento de Beethoven por ter largado Theresa. Ele revela ao destino que tinha certeza de que, quando ela descobrisse que ele estava ficando surdo, o abandonaria para procurar um partido melhor
I'll Keep Your Secrets
(Eu Guardarei Seus Segredos)
Theresa não endendia o motivo de Beethoven a deixar. Ela estava disposta a tudo, não importava se seu amado ficaria surdo.
Perdido em sua escuridão
Eu vejo você lá.
O que você vê além de seu olhar?
E você acredita que ninguém pode saber.
O que é esta coisa que você mantém dentro
Fora da luz e envolvido em orgulho
Sempre com medo que um dia isso será mostrado.
Eu manterei seus segredos,
Eu segurarei seu chão
E quando a escuridão começar a cair
Eu estarei lá esperando
Quando sonhos estão apagando
E os amigos estão distantes e poucos.
Beethoven chega á conclusão de que sua surdez foi o que causou sua infelicidade e perde que o destino a reverta. Entretanto, o destino o avisa que a surdez foi responsável por sua inspiração para a composição, que sem ela seu sucesso estaria todo focado nas apresentações ao vivo. Apresentações duravam alguns momentos, composições marcantes duravam para sempre. Só após estar surdo, Beethoven ouvia as vozes das "musas inspiradoras da música".
The Dark
(A Escuridão)
Beethoven recorda-se de quando ele ficava surdo a cada dia.
Sinta a escuridão sorrindo
Cada nota está morrendo
O silêncio está refinando
Cada pensamento em seu coração
O destino continua tecendo
Cada nota que está sangrando
E ele senta lá fervendo
Tudo sozinho no escuro
Sozinho no escuro Sozinho no...
Então a voz de uma "musa inspiradora" (que em inglês não é necessariamente uma figura feminina) aos poucos começa a inspirar a mente de Beethoven a compor, não deixando-o sozinho.
Mas, na noite
A escuridão respira
Se ele deseja que ela esteja
Diante de seus olhos
A música morre
Mas ele sempre me ouvirá
Ele senta sozinho
As cartas são mostradas
Enquanto ele abraça a escuridão
O único som
Que ele vai ouvir
Está em seu coração
Für Elise
Instrumental.
After the Fall
(Depois da Queda)
Beethoven é transportado para uma determianda data. Theresa e Beethoven já estão consideravelmente mais velhos, e ela o vê enquanto ele sai da taverna, tentando ainda entender o por que de eles não terem ficado juntos no passado. Mesmo depois de tanto tempo ela ainda o amava.
Você pode viver sua vida de milhares maneiras
Mas tudo vem à tona naquele único dia
No qual você se dá conta do que se arrepende
Do que você não pode recuperar mas não pode esquecer
Se eu apenas pudesse voltar à minha vida
E te encontrar lá, naquela noite
E deixar a eternidade fluir
Beethoven então percebe que Theresa não teria se importado com sua surdez, e que eles poderiam ter ficado juntos. Ele se angustia por todos os anos de solidão e de tristeza por sua decisão. Para consolá-lo, o destino mostra visões do futuro para ele, mostrando o quanto de músicos seriam inspirados por sua música durante as décadas que se seguiriam.
A Last Illusion
(Uma Última Ilusão)
Instrumental, que reflete a parte da história aonde a destino mostra uma ilusão, aonde Beethoven improvisa com músicos que o inspiraram e músicos que ele inspiraria no futuro.
This is Who You Are
(Este é Quem Você É)
O destino mostra imagens de várias pessoas durante as eras que teriam suas vidas tocadas por sua obra. Beethoven percebe então que apagar todo o sofrimento de sua vida significaria apagar sua inspiração. Mudar algo seria o mesmo que mudar tudo.
Mude uma nota
Mude uma linha
Nada vai ser a mesma coisa
Mude uma perda
Mude um corte
Tudo vai se rearranjar
Todo ato cruel ou gentil perdido na nossa memória
Se você olhar lá, no tempo
Você vai encontrá-lo em encontrá-lo em encontrá-lo em
Você vai encontrá-lo em mim
Beethoven
Instrumental, que ilustra o momento em que Beethoven percebe que não poderia entregar sua música para Mefistófeles. Entretanto, o medo de ter sua alma perdida lhe deixa com o mesmo dilema.
Mephistopheles' Return
(O Retorno de Mefistófeles)
Mefistófeles retorna, e em um diálogo com Twist (o filho anão do espírito do destino) e os espíritos, ele deve escolher uma resposta.
Em todas as vidas
Isto tem de ser dito
Chega a hora de se unir à morte
Admita que não há uma segunda chance
E se una à morte em uma última dança
Através do salão da eternidade
Até o último momento se esvair como sangue
E na escuridão você pegar na mão dela
Aceite que é chegada a hora de se combinarem
Não sei o que estou pensando
Pois tudo o que vejo
É a sua face sorrindo maliciosamente
Mefistófeles
Preciso encontrar uma resposta
Uma resposta que não seja dada
Com as palavras de Mefistófel...
Mefistófeles tem sua oferta recusada. Logo, articula um novo trato: destruir a décima sinfonia em troca de sua alma. Beethoven diz que aquela era sua obra-prima, e que não a destruiria.
Misery
(Miséria)
Em um momento de desespero, Mefistófeles aponta para uma criança dormindo na rua. Ele diz que tem o poder sobre a vida daquela criança e que, caso não recebesse a décima sinfonia, torturaria aquela criança pelo resto de sua curta existência, listando com detalhes todos os horrores.
Então deixe-me saber
Se eu fui claro
Que eu vou ampliar cada curte e cada machucado e cara lágrima da infância
Eu vou escolher suas sarnas
Aleijar uma mão
Por um dedo em cada ferida, eu farei
Agora me diga então
Você entendeu
Você entendeu?
Who Is This Child
(Quem é Essa Criança?)
Beethoven estava pronto para dizer não quanto a ameaça de Mefistófeles de atormentar aquela criança.
Quem é esta criança
Que eu nunca vi antes?
Quem é esta criança
Que eu nunca havia visto até este dia?
Quem se atreve a cair no sono
Do lado de fora de minha porta?
Se esperarmos um pouco
Eu tenho certeza de que ela irá embora
Se envolver com isto
Não seria, certamente, algo sábio
É minha última palavra
Ela não significa nada para mim
Aprendi o truque
É só evitar o seu olhar
E a questão:
O que ela significa para...
Entretanto, Beethoven percebe que por mais que a criança seja uma estranha, ele tem pena da criança e não consegue simplesmente deixá-la a própria sorte.
Quem é esta criança?
O que ela significa para mim?
Eu fecho meus olhos
E ainda vejo seu rosto
Ela é tudo, menos especial
Seu tipo está em todo lugar
Não pode ver que não há maneira de eu me importar?
Mefistófeles venceu. Ficaria com a alma e com a sinfonia. Entretanto, cansado demais para redigir o contrato que o destruiria, Beethoven passa o documento para que o destino redija.
O texto do documento é relativamente longo, mas se refere á "Ludwig Von Beethoven, primeiro filho de Johann e maria Von Beethoven". Mefistófeles e Beethoven assinam (este sequér leu o documento). Mas quando Mefistófeles tenta queimar a sinfonia, o fogo não consegue consumir o papel. Twist conta então a Mefistófeles que antes de Beethoven, Johann e Maria tiveram um filho chamado Ludwig Von Beethoven, mas este morrera com um ano de idade. O segundo filho recebera o mesmo nome. Logo, o contrato falava do irmão morto homônimo de Beethoven, não do compositor. O demônio desaparece furioso, jogando a composição de volta para Beethoven.
A Final Dream
(Um Último Sonho)
O destino finalmente leva Beethoven.
Recoste sua cabeça
E durma em meu ombro
Recoste sua cabeça
E inicie um novo sonho
E por esta noite
O momento se acabou
Levado por uma canção de ninar
Aqui onde as estrelas residem
E anjos são sempre avistados
E recoste sua cabeça
As estrelas, elas têm sussurrado
Escute o que elas dizem
E entenda o que elas querem dizer
A lua é sua guia
As estrelas, elas a têm beijado
Enquanto ela se vai gentilmente
Iluminada como o suspiro de um bebê
A salvo em um rio de contos de fada
E inicie um novo sonho
Após a morte de Beethoven, Twist pega o manuscrito da 10ª sinfonia, e guarda em uma estante, para que um dia ela seja descoberta e viva novamente.
--------------------------------
Este não é um típico álbum de heavy metal, até porque a banda também não é. Entretanto, é uma obra complexa e apaixonante, que requér atenção ao se ouvir. A história, tão complexa quanto, não poderia deixar de figurar neste blog.
Infelizmente, este é mais um grande álbum que não saiu em versão nacional. Tive a sorte de ganhá-lo de presente, enviado do exterior. Mas se não tivesse tido, só obteria esta obra através de alguma loja especializada ou sites como o Mercado Livre, aonde já encontrei este álbum á venda. Não sei quanto um CD vale para você, mas pra mim valeria cada centavo gasto.
Sugestões de álbuns conceituais? Clique AQUI
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário